0.81 EUR

Alface Bola de Manteiga

Alface Bola de Manteiga


Alface Bola de Manteiga

Nome Científico: Lactuca sativa L. var. capitata. Cultivar “Bola de manteiga”.

Nome Comum: Alface Bola de Manteiga.

Nomes Populares: Alface, leituga.

Família: Asteraceae.

Origem: Leste do Mediterrâneo, Indía.

História: O nome "alface" vem do árabe "al-khass" ou "aa-lhaç". No Antigo Egipto era cultivada para aproveitamento do óleo extraido das sementes. Na mitologia Grega, a alface foi simbolicamente relacionada com a morte, pois segundo a lenda, o amor entre a deusa Afrodite e o jovem Adonis teve um fim trágico quando este último foi morto por um porco selvagem no jardim das alfaces onde Adonis se escondia. O povo romano, desde a época do Imperador Domitien, começou a ser consumidor da alface e era costume as elites servirem alface como entrada, antes do prato principal, com rabanetes e outros legumes crus. Essa prática ainda perdura em algumas regiões e países. Na época Romana, a alface já era possuídora de todo um conteúdo cultural, medical, religioso e alimentício. A alface foi cultivada pelos antigos Egípcios, existindo representações em alguns túmulos que datam de quase 2700 anos antes de Cristo.

Descrição: Planta herbácea, anual, compacta, hermafrodita, com raíz aprumada e muito curta, não ultrapassando geralmente os 25 cm de profundidade e com pequenas ramificações. Enquanto a planta está na fase de roseta o caule é impercéptivel mas quando atinge o estado de perfeito repolhamento já se pode considerar como um pequeno caule em forma cónica e na fase de espigamento surge então um de maior tamanho e ramificado, que vai sustentar as flores. Esta variedade caracteriza-se por formar um repolho arredondado, não muito compacto, as folhas são lisas, muito delicadas, tenras, de nervação peninérvea, de coloração verde-amarelada e aspecto amanteigado. É uma excelente variedade de Primavera/Verão com óptima produtividade.
A cultura da alface pode ser realizada durante todo o ano na nossa região, quando produzida em estufa, existindo variedades bem adaptadas ás diferentes estações do ano. É a cultura hortícola protegida de maior expressão na época de Outono/Inverno, pois é capaz de crescer a baixas temperaturas e de tirar partido da fraca luminosidade da época.

Sementeira: No local definitivo entre Abril/Agosto ou em estufa ou estufim entre Fevereiro/Março, podendo-se semear em tabuleiros ou alvéolos e depois transplantar para o terreno quando a planta tiver cerca de 5-6 folhas verdadeiras e 7-8 cm de altura. Podem ser semeadas no terreno e protegidas do frio com uma cobertura de plástico ou uma manta térmica. Entre os 10-20 Cº de temperatura, a germinação ocorrerá entre 3-7 dias após a sementeira. A sementeira de alface deve ser feita a pequena profundidade, entre 0,5-1 cm. Evitar as horas de maior calor e manter sempre o substrato bem humedecido após esta operação.

Crescimento: Rápido.

Transplantação: Entre Abril/Setembro, com espaçamento de cerca de 20 cm. No Outono/Inverno deve-se aumentar o espaçamento(densidades menores), para que o aproveitamento da luz e o arejamento entre plantas seja melhor.

Luz: Requer boa luminosidade (sol/sombra).

Temperatura: Planta de clima fresco ou temperado. A alface consegue germinar bem a temperaturas baixas, aumentando a velocidade dessa germinação com temperaturas até 20-25 Cº. A temperatura óptima situa-se entre os 15-21 Cº. Acima dos 25-27 Cº a semente pode entrar em dormência sendo a percentagem de germinação muito baixa. Temperatura óptima para o desenvolvimento da planta situa-se entre os 15-20 Cº, podendo suportar temperaturas inferiores, mas abaixo dos 6 Cº, em algumas variedades podem surgir problemas de ordem nutritiva, levando ao aparecimento de algumas doenças. Temperaturas acima dos 25 Cº leva ao espigamento da planta. O repolhamento depende principalmente do equilibrio luz/temperatura.

Humidade: Entre 60-80 %

Solos: Férteis, ricos em azoto, ligeiros e bem drenados, com pH ideal entre os 6,5-7,5.

Rega: Regular, sem encharcar. As necessidades de água aumentam com o aumento da área das folhas e com o aumento da temperatura. Nos solos arenosos as regas devem ser frequentes e em doses baixas enquanto nos argilosos devem ser menos frequentes mas em doses mais elevadas. Evitar o excesso de água no solo pois pode provocar asfixia radicular, paragem de crescimento e aparecimento de doenças. Evitar regar em horas de calor para prevenir certas doenças e evitar molhar as folhas pois são sensíveis a podridões. De preferência optar por rega gota a gota e manter a superficie do solo seca entre regas.

Adubação: Fertilizar antes da plantação incorporando matéria orgânica bem composta no solo bem mobilizado. Poderá também efectuar uma adubação de fundo com fertilizante mineral completo. Ex: 8-15-15, 15-15-15. Ter em atenção ao excesso de azoto, pois pode provocar dificuldades no repolhamento e acumulação excessiva de nitratos nas folhas.

Pragas e doenças: Larva mineira, mosca branca, pulgões, tripes, lesmas e caracóis, Agrotis segetum, Spodoptera littoralis, Phorbia platura, Plusia gamma. Míldio, podridão cinzenta, Antracnose, Esclerotinia (Sclerotinia sclerotiorum), Septoriose (Septoria lactucae), vírus do mosaico da alface, vírus do bronzeado do tomate.

Multiplicação: Semente.

Colheita: Entre Junho/Outubro. A alface é uma planta frágil e a sua degradação é rápida. Depois de colhida deve ser imediatamente conservada em frio, e embalada caso seja esse o objectivo. A colheita deve ser realizada logo pela manhã ou ao final da tarde para que não perca a frescura, cortando as plantas pela base, junto ao solo.
Após a colheita, deve-se realizar a rotação de culturas, plantando uma leguminosa ou uma hortaliça de outra família, como cenoura, pimentão, berinjela, ou repolho.
Evitar cultivos sucessivos de alface, para reduzir a ocorrência de podridão, míldio e bacterioses.

Conservação: Lavar as alfaces em água fria, escorre-las e deixar secar, colocando depois em sacos plásticos no frigorífico. Devido á grande % de quantidade de água existente na sua constituição (95%), a sua conservação é curta, aguantando apenas 10-12 dias no frigorífico. Evitar conservá-las junto de maçãs, bananas e pêras pois estes frutos libetam gás etileno que provoca o aparecimento de manchas e podridões nas folhas.

Utilização: Muito utilizada pelas suas folhas, na culinária e por vezes em usos medicinais.

Uso Medicinal

Indicações: agitação, conjuntivite, hipocondria, insónia, nervos, palpitação do coração, reumatismo, tosse, tensão nervosa, vertigem, nevralgia intestinal.

Parte Utilizada: folhas, talos, raíz, seiva extraída dos caules.

Modo de Usar
Sumo e chá das folhas, talos e raízes, tem efeito sonífero, calmante do estômago e do sistema nervoso. O seu sumo pode também ser usado no fabrico de loções e cremes para hidratar e acalmar a pele e aliviar queimaduras do sol.
Cataplasma: ferver algumas folhas de alface em pouca água, por cinco minutos. Deixar amornar e untar as folhas com azeite, estendendo-as sobre uma gaze. Aplicar sobre a região atingida, para evitar inflamações, contusões, inchaços, pele irritada e avermelhada.
A infusão das folhas é tranquilizante, boa para a tosse, anti-reumática, sonífera, digestiva, laxativa suave.

Constituintes Químicos: óleo essencial, albumina, vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. Matéria seca: 2,2% amido, 1,4% proteína, 0,3 % lípidos.

Propriedades Medicinais: antiácida, anti-reumática, calmante do estômago e do sistema nervoso, diurética, eupéptica, laxante (leve), rejuvenescedora, sonífero.

Autor: André M. P. Vasconcelos (Engenheiro Agrónomo)

Outras Sementes de Plantas Hortícolas e de Outros Frutos e Vegetais

A Alface "Bola de Manteiga" ou Alface "Sem Rival" é muito repolhuda, tenra e das melhores para a Primavera e Verão.

Em geral, as sementes de Alfaces semeiam-se em alfobre (de onde se transplantam mais tarde) desde o final do Inverno a meados de Outono.
(Em Portugal e todo o Hemisfério Norte nos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro).
As sementes de Alface são muito sensíveis, no momento da germinação, a temperaturas superiores a 20ºC., podendo ser sujeitas, por isso a dormência. Recomenda-se, então, a colocação da semente no frigorífico durante cerca de 48 horas, antes de proceder à sua sementeira.

Atualmente visualizando:Alface Bola de Manteiga
Twitter
Stumbleupon
Reddit
Pintrest
Newsvine
Linkedin
Google+
Google
Facebook
Digg
Categorias
Flores->
Ervas Aromáticas->
Bolbos->
Hortícolas->
  Abóboras
  Abobrinhas ou Courgettes
  Acelgas
  Agrião
  Aipos ou Salsões
  Alcachofras
  Alfaces
  Alhos Porro
  Beldroegas
  Beringelas
  Beterrabas
  Brócolos
  Cebolas
  Cenouras
  Cherovias ou Pastinagas
  Chicórias, Escarolas ou Endívias
  Couves
  Couves Bróculo
  Couves Bruxelas
  Couves de Pequim ou da China
  Couves Flor
  Couves Galegas
  Couves Lombarda
  Couves Penca
  Couves Repolho
  Couves Tronchudas
  Ervilhas
  Espargos
  Espinafres
  Favas
  Feijões
  Funchos
  Nabiças
  Nabos
  Nabos para Grelos
  Pepinos
  Pimentos
  Piri-piris ou Malaguetas
  Quiabos ou Gumbos
  Rabanetes
  Rábanos
  Rúcolas
  Ruibarbos
  Rutabagas
  Tomates
Cogumelos Comestíveis->
Frutos
Rebentos Comestíveis
Flores Comestíveis
Agricultura Biológica
Sementes de Árvores
Escolha por Época de Cultivo->
Escolha por Época de Floração->
Escolha por Cor->
Outras Sementes*
Prados
Relvados
Roseiras
Camélias
Arbustos de Frutos
Árvores de Fruto->
Ornamentais
Bio Produtos
Ferramentas para Jardim e Horta->
Fertilizantes->
Repelentes
Ferramentas para Bricolage
Corta-Relvas->
Máquinas->
Equipamento->
Produtos para Manutenção
Rega->
Nutrição Animal->
Iluminação Decorativa
Livros->
Dvds
Revistas->
Fitness->
Poltronas de Massagem
Mobilidade
Vasos, Floreiras e Jardineiras->
Mobiliário de Jardim->
Camas de Rede
Churrasqueiras e Barbecues->
Decoração->
Piscinas->
Saunas e SPAs->
Arrumação->
Estendais->
Diversão, Jogos e Brinquedos->
Presentes, Prendas e Ofertas->
Marcas
0 items
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google Buzz Partilhar no Digg
Idiomas
Português Português Brasil Português Angola Português Cabo Verde Português Guiné-Bissau Português Macau Português Moçambique Português São Tomé Príncipe Português Timor-Leste English Español Français Italiano Deutsch Russian
Divisas
Parceiros